quarta-feira, 8 de junho de 2011

O que tenho aprendido sobre vinhos.....

Meninas entendo que pequenos detalhes tornam uma pessoa muito especial, e como falo sempre "Discrição e elegância nunca são demais!!!". Acho muito elegante entender de vinhos, admiro a nobreza de quem sabe reconhecer o que é bom, por isso tenho feito diversas pesquisas para descobrir pequenos detalhes como os motivos de se escolher um vinho e muitas outras coisas alheias à visão de alguém que até pouco tempo era totalmente leiga sobre o assunto. Por isso seguem algumas dicas e algumas curiosidades sobre vinhos:

1º -  Podemos começar com o mito de que todos os vinhos ficam melhores com o tempo, isto na realidade acontece com uma pequena parte dos vinhos que são produzidos de maneira diferente com um processo mais complexo (e normalmente custam bem caro), a maioria dos vinhos são produzidos de forma a estabelecer um processo declínio após a maturação, onde o vinho acaba adquirindo um gosto e o pior um retrogosto parecido com vinagre, por isso antes de valorizar a idade de uma safra entenda que este vinho pode estar em seu processo de declínio.

2º - Quem já ouviu falar em Champagne francês?? Eu já ouvi esta expressão várias vezes e devo alertá-las que todos os champagnes se tratam de vinhos brancos espumantes produzidos na região francesa de Champagne. É por esta razão que estas bebidas, produzidas à base de três espécies de uva são chamadas pelo nome da região. Portanto não existe champagne brasileiro, o que pode existir são vinhos brancos espumantes produzidos com uvas parecidas com as utilizadas nas produções da região de champagne.

3º - Como armazenar os vinhos?? Para quem como eu não tem uma adega climatizada em casa, não é aconselhável guardar uma garrafa de vinho por mais de seis meses para vinhos tintos e mais de três meses para vinhos brancos. Quanto ao processo de armazenagem o ideal é que o vinho seja acomodado deitado longe de motores como os de geladeira, televisão e outros eletrodomésticos, quanto ao cheiro e a temperatura é interessante não expor ao sol, muita luz ou cheiros fortes. So pegue as garrafas na hora de levá-las a geladeira poucas horas antes de servir.

Esta é a primeira dica sobre vinhos, em futuros posts podemos falar sobre as diferenças entre os vinhos, taças e provas.

Indicação: Uma das primeiras descobertas de meu recente interesse por vinhos é o vinho naturelle da Casa Valduga que é uma excelente Vinícola da Serra Gaúcha:


Adorei a indicação, custou R$27,00 e é uma excelente opção de vinho para quem assim como eu não esta disposto a investir muito para começar a apreciar bons vinhos.

- Me desculpem por algum equívoco neste post, não sou nenhuma especialista em vinhos, mas estou adorando fazer pesquisas sobre o assunto!!!! E provar vinhos também!!!!

Beijos e até o próximo post!!!!

Um comentário:

  1. Adorei esse artigo sobre vinhos, confesso q mesmo tendo grande intimidade com eles, ñ sabia d mtas dessas csas. Se puder fazer indicação d outros bons vinhos e lugares onde comprá-los, seria ótimo.

    ResponderExcluir